Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Despertando nossa geração no amor de Cristo Jesus


O MINISTÉRIO INTERNACIONAL ÁGAPE teve sua origem em Belo Horizonte, em 1980.
Total de visitas: 3658
Estudos

João 5:1-8 Pr Luciano
Introdução: É verdade que Deus tem o tempo para todas as coisas, Deus é Senhor do tempo e do tempo é Senhor.
Mas há algumas coisas que esperamos e nunca acontece que podem ser resultado de um condicionamento.
Mas a expectativa existe,a esperança não morre. Mas condicionada.
Quando nascemos de novo temos que entender que o Pai que nos resgatou através do Seu Filho, e que nos regenera pelo Seu Espírito Santo não está condicionado a nenhuma situação.

*Vamos ver duas situações neste texto.
1- Havia próximo á porta das ovelhas um tanque chamado em hebreu Betesda (que quer dizer casa de misericórdia).
E nele uma grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos...
Hoje isso também acontece, há uma multidão de pessoas enfermas não só fisicamente, mas nas suas emoções, na sua razão... e até mesmo dentro da igreja.
Muitas estão esperando o movimento das águas.
Naquele tanque descia de certo tempo um anjo que agitava a água, e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
A agitação da água com certeza trazia uma agitação fora também.
Todos que estavam ali na expectativa, concentrados ao máximo na água davam tudo de si para tocar.

Mas percebemos que não era algo tão comum ou frequente, simples de acontecer. Pois tinha um homem que havia trinta e oito anos que se achava enfermo.
Claro que a Bíblia não fala quanto tempo ele estava ali no tanque, mas pela resposta dada a Jesus não era poucos dias.
Quanto tempo você está vivendo a situação que está vivendo, e esperando um movimento diferente, esperando que alguém te introduza ao lugar que você espera? Ou esperando alguém apontar a solução para o problema?

Jesus vendo este homem deitado e sabendo que estava neste estado a muito tempo disse-lhe: queres ficar são?
Trinta e oito anos esperando.
Hoje muitas pessoas estão esperando algo acontecer.
Mas eu não tenho que esperar Deus fazer? Há muitas coisas que Deus já fez, e que somente temos que tomar passos de fé para alcançar, obedecer para manifestar a benção. Mas o espírito de passividade tem assolado muitos.

A resposta que o homem deu foi de alguém já com uma mente condicionada, ele argumenta versículo 7.
São os argumentos da passividade que nos impedem de usar a nossa autoridade espiritual.

A pessoa passiva é a que nunca muda suas características doentias. Como o próprio nome diz, ele inopera diante das situações mais adversas. Pessoas passivas, especialmente mulheres, acham que devem ser a eterna mãe sofredora pelos filhos, mesmo quando eles já estão grandes, adultos que ainda trazem problemas para dentro da casa de seus pais idosos.

Mulheres passivas podem aceitar facilmente como sendo plano de Deus o fato de serem espancadas, ultrajadas e manipuladas pelo marido misógino (aquele que tem aversão ou ódio de mulher e por isso a reprime e a culpa de seus erros porque a tem como inferior).

Pessoas passivas são pobres no que diz respeito à criatividade, não têm sonhos nem metas, não questionam seus conceitos e pensamentos desequilibrados, não se perguntam por que estão vivas nem para quê vivem. Não olham para dentro de si se alto analisando e se auto corrigindo.

Normalmente as pessoas passivas são frágeis, inseguras, instáveis, temerosas, incapazes de mudar seus pensamentos e atitudes. Precisam de cura na alma e restauração nas emoções.
Rompa com o espírito da passividade, O Espírito de Deus não nos quer tolerando a opressão, Ele não nos chamou para a passividade mas sim para guerrearmos e sairmos vencedores.

Este homem de certa forma não ficou passivo diante do que Jesus lhe diz: levanta-te, toma tua cama e anda.
Com certeza Deus já tem liberado Palavras de vitória sobre sua vida. Sobre suas expectativas, creia no Deus que é o Deus que já fez e não o Deus que fará.

2- Jesus estava indo para a festa. (A Bíblia não fala qual, talvez Páscoa, pentecoste Tabenáculo)
Hoje talvez você já seja alguém que tem celebrado essas festas em sua vida.
Mas não fique só nisso, como Jesus que observou a necessidade dos coxos, paraliticos, cegos.
Mas se você não experimentou e está na beira do tanque
Deus quer te tirar da condição de ser um na multidão na beira do tanque de Betesda, para ser a própria Betesda.
Betesda é casa de misericórdia. Você é casa de Deus templo do Espírito de Deus 1 Co 3:16.
A multidão virá buscando cura através de você.
A igreja que você está é Betesda, cinco alpendres ou cinco entradas em algumas traduções, isso é os cinco ministérios cobrindo o teto espiritual do alpendre.